Prevenir o Excesso de Peso e Combater a Obesidade Infantil

Estima-se que 41 milhões de crianças no Mundo, menores que 5 anos sejam obesas ou estejam acima do peso. Trata-se de uma doença metabólica caracterizada por uma condição inflamatória crónica e o acúmulo de gordura corporal, o que representa um risco para a saúde e contribui para o desenvolvimento de outras patologias tais como:

Diabetes tipo 2, hipercolesterolemia, hipertensão arterial, doença cardiovascular, síndrome de apneia obstrutiva do sono, assim como alguns tipos de cancro. Esta é já uma Epidemia Global com graves consequências no futuro destas gerações. A Obesidade Infantil é caracterizada quando o peso corporal está 15% acima do peso médio correspondente para a idade da criança verificando-se um acúmulo de gordura corporal. Esta condição está directamente relacionada com os hábitos alimentares, actividade física, factores biológicos, genética, sedentarismo, distúrbios psicológicos, etc. Todos estes factores acabam por levar a criança a problemas sociais, emocionais e problemas graves de saúde. Desta forma estamos na presença de condições ideais para que as novas gerações vivam menos e mais doentes.

O que é o programa + SAÚDE INFANTIL

Trata-se de um programa multidisciplinar que vem actuar na prevenção e tratamento do excesso de peso e obesidade infantil.

A quem se destina

Acreditamos que a criança é o espelho do meio onde está inserida, logo não depende exclusivamente dela própria, é necessário um ambiente saudável para que ela possa crescer sem risco acrescido de viver menos tempo ou adoecer mais vezes. Desta forma este programa está direccionado às crianças com idades a partir dos 5 anos, com excesso de peso ou obesidade, acompanhados dos seus pais ou cuidadores. O Programa é constituído por dois Packs diferentes, o Pack PERSONALIZADO e o Pack EM GRUPO. O programa vai incidir em crianças a partir dos cinco (5) anos de idade com excesso de peso ou simplesmente como forma de prevenção. A +SAÚDE INFANTIL funciona de forma Mensal ou Trimestral, renovável, dependendo da opção de Pack escolhido. O primeiro contacto será numa primeira consulta de diagnóstico com o intuito de se traçar um rumo e determinar o estado actual da criança ou jovem.

O Pack Personalizado é constituídos por:
Nutrição:

Uma consulta com um nutricionista credenciado, inscrito na Ordem dos Nutricionistas. As consultas baseiam-se nos princípios da nutrição funcional e consistem, numa primeira fase, em avaliar a antropometria (peso, altura, etc.), analisar sinais e sintomas existentes e estudar a história clínica e nutricional da criança tendo em conta análises clínicas específicas. Numa segunda fase, é elaborado e prescrito um plano nutricional tendo em conta, as condições sociais, económicas, culturais, ambientais e preferências da criança. Todo o programa + SAÚDE INFANTIL prevê um planeamento alimentar adequado a cada criança e sempre associado a um processo de educação alimentar, fundamental para criar novos hábitos e para a manutenção de um peso saudável a longo prazo.

Atividade Física:

Este programa tem oito (8) aulas com um Técnico de Exercício Físico, onde o programa de treino será elaborado consoante necessidade detectada, sendo que cada uma terá a duração de cinquenta minutos. Será feita uma Avaliação Funcional com o intuito de se perceber a forma e qualidade de movimentos, possíveis assimetrias e limitações. Avaliação Visual que tem como principal fundamento, guardar-se um registo fotográfico do utente para futuras comparações. A todos estes dados juntamos os dados retirados pela avaliação com a Nutricionista e com a Psicóloga e elabora-se uma planificação de treino completamente personalizada e adaptada ao estado actual do utente.

Avaliação com a Psicóloga:

A Psicologia olha para a obesidade infantil como um sintoma das motivações inconscientes da criança. A obesidade pode causar sofrimento, depressão, dificuldades na interacção social e queda na qualidade de vida. As crianças obesas são frequentemente importunadas pelos colegas e menos aceites do que as crianças com peso normal. Em consequência destas dificuldades, muitas vezes, a criança sofre restrições diante de actividades rotineiras, como ir à escola, “namorar”, comprar roupa, etc. Ao longo da vida, o excesso de peso traz outras dificuldades, como menor índice de emprego, timidez e problemas de relacionamento afectivo. A psicologia, através de uma corrente dinâmica trabalha todas estas questões, assumindo, mais uma vez, a obesidade como sintoma que é, instala-se na criança como uma saída para a solução do seu conflito (interno). E é precisamente esse conflito interno que vamos trabalhar nas consultas de psicologia numa frequência de uma sessão por semana.

Pack EM GRUPO é constituído por:

Grupos de 5 a 10 utentes com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos

Duas sessões mensais de 55 minutos cada com uma Nutricionista, uma Psicóloga e um Técnico de Exercício Físico.

Três avaliações antropométricas ao longo do programa

Acesso a um grupo fechado para partilha de experiencias, esclarecimento de algumas dúvidas pontuais, motivação.

Nutrição

Hoje em dia existe uma variedade enorme de alimentos dirigidos às crianças, que são muito pobres em nutrientes (alimentos processados à base de farinhas refinadas, açúcares, gorduras inflamatórias e aditivos alimentares que o corpo não reconhece) levando ao aumento do número de crianças com excesso de peso e obesidade e com um conjunto de doenças associadas (ex. diabetes, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, etc.) que tipicamente aparecem na terceira idade. É urgente reverter este problema e a nutrição é fundamental para que as crianças de hoje sejam, no futuro, adultos saudáveis, activos e felizes. Neste programa, ensinamos a tornar a alimentação das crianças mais natural e nutritiva de forma simples e colorida. Promovemos uma educação nutricional adaptada à condição actual da criança, sendo que será sempre um trabalho em equipa que integrará os profissionais do + SAÚDE INFANTIL e os pais.

Atividade Física

O exercício físico tem inúmeros benefícios na saúde infantil tais como a aprendizagem corporal, desenvolvimento espacial, na promoção do relacionamento com o outro, aumento do gasto calórico, aumento da mobilidade, desenvolvimento motor e cognitivo. A actividade física bem direccionada mostra-se capaz de promover adaptações positivas sobre a obesidade infantil, principalmente por actuar na homeostasia celular e sistema cardiovascular, na melhoria da composição corporal e no aumento da actividade metabólica.

Psicologia

A intervenção da psicologia passa por trabalhar os aspetos que advêm da obesidade infantil (o sintoma):

-Provocações dos colegas na escola;
– Bulliyng;
– Baixa auto-estima;
– Depressão;
– Ansiedade;
– Isolamento Social.

– Medos;
– Ansiedades;
– Vazios emocionais;
– Reação à perda.

O psicólogo trabalha com a criança todas estas questões e que interferem naturalmente com a sua auto-estima, o seu auto conceito, a sua imagem corporal e o seu bem-estar emocional. Desta forma, e porque nestes processos é fundamental uma reestruturação familiar, os pais são envolvidos neste processo psicoterapêutico, sendo também eles muitas vezes chamados à consulta. psicoterapêutico, sendo também eles muitas vezes chamados à consulta.

Somos a Solução de Saúde Integrada